As semifinais da Champions League 2025 prometem emoções intensas com quatro clubes em busca do título. Confira a análise completa dos confrontos, campanhas, desfalques e palpites de quem passa.

Arsenal x PSG: A busca pelo grande sonho

Histórico de confrontos

  • 3 vitórias do Arsenal
  • Nenhuma vitórias do PSG
  • 3 empates

O último confronto entre as equipes é recente, coincidentemente nesta edição do torneio. Válido pela rodada 2 da fase de grupos, os Gunners venceram em casa por 2 a 0, gols do lesionado Kai Havertz e Bukayo Saka.

Campanhas até aqui

  • Arsenal: Fase de grupos segura (apenas 3 gols sofridos). Nas oitavas, atropelou o PSV com 9x3 no agregado e nas quartas, bateu o poderoso — e favorito — Real Madrid, chocando o mundo com duas vitórias extremamente convincentes.
  • PSG: Mal na primeira fase, onde terminou em 15° colocado, deu a resposta nos playoffs, fazendo 10 a 0 no agregado contra o Brest. Depois, eliminou o Liverpool nos pênaltis sendo superior em campo e fez o mesmo diante do Aston Villa.

Escalações e desfalques

  • Arsenal: Sem Gabriel Magalhães, Gabriel Jesus, Kai Havertz e Thomas Partey (suspensão) confirmados. Calafiori é dúvida. Provável time: Raya; Timber, Saliba, Kiwior, Skelly; Rice, Ødegaard, Jorginho; Saka, Martinelli e Merino (como falso 9).
  • PSG: Nenhum desfalque. Provável time: Donnarumma, Hakimi, Marquinhos, Pacho, Nuno Mendes, João Neves, Vitinha, Ruiz, Barcola (Doué), Kvaratskhelia e Dembélé.

Quem passa?

Confronto extremamente complexo e que envolve muita coisa, principalmente no que diz respeito ao fato dos dois clubes buscarem seu primeiro título no torneio. De um lado, uma das equipes mais sólidas defensivamente da Europa. Do outro, um dos ataques mais letais do continente

Apesar de muitas vezes neste humilde blog, eu ir a favor do time que melhor se defende, desta vez fico com do lado do PSG por mero palpite.

Barcelona x Inter: Ousadia x Equilíbrio

Histórico de confrontos

  • 7 vitórias do Barcelona
  • 4 vitórias da Inter
  • 5 empates

Apesar do retrospecto espanhol ser positivo, o encontro mais marcante entre eles foi na temporada 2009/10, quando José Mourinho e seu “Park the Bus”, parou a máquina culé, que tinha Messi no auge físico e técnico.

Já o último duelo, foi em 2022/23, também pela Champions, com um empate eletrizante em 3 a 3 no Camp Nou.

Campanhas até aqui

  • Barcelona: Campanha sólida e melhor ataque do torneio, com 37 gols marcados na primeira fase. Passou por Benfica e Dortmund no mata-mata, com propriedade, mesmo levando um susto na segunda partida contra os alemães.
  • Inter: Melhor defesa da fase inicial (1 gol sofrido) e dominante nas oitavas diante do Feyenoord (4x1 no agregado) e taticamente perfeito, diante do superior tecnicamente Bayern.

Escalações e desfalques

  • Barcelona: Sem Marc Casadó, Ter Stegen e Baldé lesionados. Lewandowski é dúvida. Provável time: Szczesny, Koundé, Ronald Araújo, Cubarsí (Inigo), Gerard Martín, Fermín (Gavi), De Jong, Pedri, Raphinha, Yamal e Lewandowski (Ferrán Torres).
  • Inter: Sem Dumfries e Zielinski, lesionados. Provável time: Sommer; Pavard, Acerbi, Bastoni; Darmian, Barella, Çalhanoğlu, Mkhitaryan, Dimarco; Lautaro Martínez e Thuram.

Quem passa?

Assim como na outra semifinal, aqui observo uma discrepância muito grande entre estilos de jogar futebol. Atualmente, o Barcelona é para mim, o melhor ataque do mundo. Do outro lado, a Inter é um time muito robusto taticamente, no qual sempre traz muitas dificuldades para o adversário em penetrar em sua defesa e sabe muito bem como contra-atacar também.

O finalista certamente será decidido com muito suor e estratégia e mesmo gostando muito da equipe montada por Inzaghi (e confesso, até torcendo por ela), o momento vivido por jogadores como Raphinha, Yamal e Lewandowski, me faz apostar minhas fichas no Barça avançando.

Conclusão

Quais são os seus palpites para a fase semifinal? Concorda com as minhas escolhas? Deixe seu comentário e acesse abaixo, outros conteúdos deste tipo. Até a próxima!