Uma das posições mais carentes em nossa seleção na atualidade são as laterais. Depois de serem ocupadas por nomes consagrados como Marcelo, Filipe Luís e Dani Alves, nenhum dos candidatos posteriores a eles se tornou unanimidade do exigente torcedor brasileiro.
Até mesmo Danilo e Alex Sandro, que por muitos anos foram os donos da posição, não agradavam a grande maioria.
Falando especificamente do setor direito, a algum tempo venho observando Dodô, no qual é o centro deste artigo e que apresentarei a vocês a partir de agora.
Carreira do lateral-direito Dodô
Domilson Cordeiro dos Santos, nasceu em 17 de novembro de 1998 e iniciou sua carreira no Taubaté onde posteriormente, migrou para o Coritiba e se profissionalizou por lá. Com pouco mais de 50 jogos no time de cima, não demorou para a Europa observar seu talento, sendo o Shakhtar Donetsk, seu primeiro destino no continente europeu.
Por lá, foram quase 100 partidas disputadas, incluindo confrontos de Champions League, contando ainda com uma breve passagem por empréstimo no Vitória de Guimarães de Portugal.
No ano de 2022, transferiu-se para a Fiorentina, tradicional equipe italiana pelo valor de 14,5 milhões de euros, onde está até hoje sendo inclusive, um dos capitães do clube mesmo tendo apenas 26 anos.
Características de Dodô
Ofensivamente, Dodô é o tipo de lateral que nós sentimos falta com a amarelinha. Muito voluntarioso, costuma fazer descidas no apoio do ataque com frequência sempre em alta velocidade e com bons dribles. Outro ponto primordial é o ótimo aproveitamento em cruzamentos, seja na linha de fundo, como também do bico da área.
Defensivamente, mesmo sendo bom nos duelos no chão, vale mencionar a deficiência no jogo aéreo e físico, já que o atleta não possui características deste tipo. Com 1,66cm certamente terá maiores dificuldades em situações em que estes valores sejam exigidos, caso a ideia do treinador no sistema de jogo seja optar por ter um lateral majoritariamente defensivo e de cobertura de área.
Muito consistente, neste momento ele é o segundo melhor lateral-direito da Serie A conforme nota média do Sofascore, perdendo apenas para Giovanni Di Lorenzo do Napoli.
Detalhes táticos de Dodô na Fiorentina
A Fiorentina atua sob o comando de Raffaele Palladino em um 4-2-3-1, onde a saída de bola é feita por 3 jogadores (um lateral e dois zagueiros) com o apoio do meio-campista mais próximo da linha defensiva.
Na maioria dos casos, veremos Dodô não participando desta saída de bola, posicionando mais avançado (pelo centro do campo ou em amplitude) como vemos no exemplo a seguir.

Na segunda fase, ele pode ser um lateral construtor, seu posicionamento varia a depender do comportamento do ponta. Trazendo a realidade da seleção, se Raphinha (ponta-direita no Brasil) centralizar, ele busca a amplitude assim como a situação oposta também ocorre.

Já na fase ofensiva é onde tudo fica mais interessante. Uma das coisas que me impressionou foi a capacidade de fazer ultrapassagens, muito comum a ser observado em suas partidas, dando sempre uma boa opção de linha de fundo a seu time, ora buscando o cruzamento e em outras até mesmo o “X1” contra o seu marcador.

Como dito, um dos seus bons atributos são os cruzamentos na área, seja chegando a linha de fundo ou mais recuado, no popularmente conhecido como “bico da área”, como este para Moise Kean marcar contra a Inter.

Outro aspecto que ele pode ser extremamente útil são as suas escapadas nos momentos de contra-ataques em velocidade, seja para finalizar como assistir algum companheiro melhor colocado.

Próxima convocação de Dorival Jr
Há apenas alguns dias da próxima convocação da seleção brasileira pelo técnico Dorival Jr, não vejo o porquê Dodô não deveria ser chamado. Principalmente, porque nomes de jogadores com características parecidas como Wesley do Flamengo, começam a ser ventilados em uma pré-lista do ex-São Paulo.
Vale ressaltar que ele já recebeu sua primeira convocação em novembro de 2024, quando Vanderson, primeira escolha na ocasião, havia sofrido o segundo cartão amarelo e esteve fora dos demais jogos da Data Fifa, porém não chegou a ter a chance de fazer sua estreia dentro de campo com a amarelinha.
O que você achou desta análise? Acredita que Dodô poderia estar entre os 23 de Dorival? Deixe seu comentário e acesse abaixo, outros conteúdos deste tipo. Até a próxima!