Chegou ao fim uma das parcerias mais vitoriosas da história do futebol inglês. Kevin De Bruyne, ídolo do Manchester City, anunciou que deixará o clube ao fim de seu contrato, em 30 de junho de 2025.

Após quase 10 anos de serviços prestados, títulos e atuações memoráveis, o belga se prepara para um novo capítulo na carreira — e aqui no Futebol no Detalhe vamos analisar tudo o que essa saída representa.

A Chegada do meia aos Citizens

De Bruyne desembarcou em Manchester em agosto de 2015, vindo do Wolfsburg. Apesar de à época, pouco lembrado por torcedores brasileiros, ele já era um nome muito promissor do futebol europeu.

Desde então, o camisa 17 se consolidou como cérebro do time, dono de um passe preciso, visão de jogo única e uma capacidade rara de decidir partidas com gols e principalmente assistências.

Números que mostram seu sucesso

Até aqui , o meio-campista soma 413 jogos pelo Manchester City, com 106 gols e impressionantes 174 assistências. Sua média de 0,42 assistências por partida é absurda — um número que coloca o belga no topo quando o assunto é construção de jogadas no futebol mundial.

Aprofundando nas estatísticas

Dos 106 gols marcados, 57 foram de perna direita, 26 com a esquerda (muitos de fora da área, inclusive) e apenas 3 de cabeça.

Nas bolas paradas, marcou 7 gols de pênalti — baixo para um atleta dessa influência, que normalmente costuma ser protagonista nesse quesito. Para se ter uma ideia, anotou 8 de falta — fato curioso, já que é um atributo muito mais difícil, ainda mais no futebol atual, onde os batedores estão cada vez mais raros.

O Jogador Mais Vitorioso da História do City

Com 16 títulos conquistados, incluindo a tão sonhada UEFA Champions League e seis edições da Premier League, De Bruyne se tornou o jogador mais vitorioso da história do clube. Também venceu Mundial de Clubes, Taça da Inglaterra, Copa da Liga e três Supertaças nacionais.

Como não poderia ser diferente, ainda coleciona prêmios individuais, como melhor jogador da temporada e artilheiro da Copa da Liga em 15/16.

Diante da sua iminente saída e seus feitos, fica a pergunta: quem é mais ídolo do City, Kun Aguero ou De Bruyne?

Qual o próximo destino do belga no futebol?

Aos 33 anos, é nítido que De Bruyne não tem o mesmo vigor físico. Isso foi claramente percebido, ao menos, nas últimas duas temporadas com os Citizens, em que esteve ausente por lesão em diversas ocasiões.

Outro palpite que tenho é que, percebendo os seus comportamentos, me parece um atleta mais satisfeito com o que já venceu. Dito isso, creio que o futuro do belga pode ser em um mercado alternativo, como a MLS ou a Arábia Saudita. Até o momento, não há nada concreto, e a única notícia relacionada a isso foi uma sondagem do River Plate. Já imaginou? Bom, depois de Memphis Depay no Corinthians, não devemos duvidar de mais nada no que se diz respeito a europeus no futebol sul-americano.

Mas e para você, qual será o destino da carreira de Kevin De Bruyne? Deixe seu comentário e acesse abaixo outros conteúdos deste tipo. Até a próxima!