A temporada atual da Bundesliga tem sido marcada por algumas surpresas, como a má campanha do Borussia Dortmund, por exemplo. Mas certamente, uma das mais notáveis é o desempenho do Mainz 05.
Tradicionalmente um time de meio de tabela, o clube vem ocupando o terceiro lugar da competição, desafiando expectativas e se impondo diante de gigantes como Bayern de Munique, Stuttgart e RB Leipzig, todos derrotados pelo pequeno clube da cidade de mesmo nome nesta temporada.
Mas o que explica essa campanha sólida e consistente? Neste artigo, analisei os aspectos táticos e estatísticos, que comprovam sua boa fase e que podem colocá-los em sua primeira disputa de Champions League da história.
O comandante Bo Henriksen
Pouco conhecido mundialmente, o treinador dinamarquês de 50 anos assumiu o clube em fevereiro de 2024, após passagens por equipes menores da Europa, como o Midtjylland e FC Zurich.
Adepto da formação em linha defensiva de 3 jogadores, possui como características marcantes, o jogo pelas laterais, defesa sólida em bolas aéreas e muita pressão na saída de bola adversária. E aqui, vale uma menção a diretoria do Mainz 05, que diferentemente do que observamos no Brasil, contratou exatamente um técnico que se encaixa na filosofia de jogo do clube, facilitando a adaptação e consequentemente o sucesso atual.
Com Bo à frente da equipe, o Mainz possui a melhor média de pontos conquistados por jogo desde 2008, com média de 1,78. A efeito de comparação, ícones do clube como Thomas Tuchel e Jurgen Klopp, tem médias de 1,43 e 1,50, respectivamente.
Esquema tático e titulares do Mainz 05
Até este momento da temporada, o Mainz entrou em campo 28 vezes, todas elas na formação 3-4-2-1, que tem como time base, o seguinte onze inicial:

Os destaques individuais
Em uma campanha desta grandeza, certamente temos muitos atletas que se destacam, mas aqui, iremos citar três que impactam individualmente no resultado positivo obtido nesta temporada:
- Nadiem Amiri — O meio-campista é o crador de jogadas da equipe e peça importante na recomposição à frente da zaga nos momentos defensivos. Além disso, possui 9 participações diretas em gols e a melhor nota média do elenco no sofascore, com 7,31.
- Jonathan Burkardt — Cria da base do Mainz, é o capitão e artilheiro do time, com 15 gols marcados em 22 partidas disputadas. Aos 24 anos, recebeu sua segunda chance de representar a seleção alemã nesta Data Fifa.
- Robin Zentner — Outro revelado no próprio clube, aos 30 anos vive seu auge, sendo o grande responsável pelo Mainz possuir a segunda melhor defesa da competição.
Os números que explicam o sucesso do Mainz nesta temporada
Muitas vezes, esperamos que um time de ponta de tabela tenha como características um futebol dominante e um ataque goleador. Porém, estatisticamente, o Mainz não é o líder em posse de bola (10° de 20) ou número de finalizações (15° de 20), sendo a principal receita do seu sucesso a eficiencia. Alguns indicadores que provam isso em números:
- Expected Goals (xG) positivo — Os três maiores goleadores da equipe, possuem mais gols marcados que a métrica de expected goals, provando que as oportunidades criadas são mais que suficientes para o time marcar.

- Baixa média de gols sofridos — Em 26 partidas, uma média de 1,1 gol sofrido por jogo, sendo a segunda melhor defesa do torneio atrás apenas do líder Bayern de Munique.

- Aproveitamento fora de casa — Terceira melhor campanha atuando fora de casa no campeonato, com 54% de vitórias e 23 dos 45 pontos conquistados longe dos seus domínios.

Outro dado interessante é que o Mainz tem número elevado de interceptações e desarmes no terço final, sinalizando que sua pressão alta tem gerado resultados diretos nas partidas, do qual abordaremos com mais detalhe a seguir.
Análise Tática: Como defende, cria e ataca o Mainz 05
Como dito e mostrado em números, o Mainz é um time que não faz questão de ter a posse da bola a todo momento, principalmente em confrontos contra grandes da Bundesliga. Na marcação, a prioridade da equipe é pressionar a saída adversária, a fim de recuperar a posse e atacar rapidamente o adversário a partir do último terço.
Para que esse sistema funcione, usa muito seus alas e meio-campistas juntamente com os avançados no momento de pressão.

Em outras situações, quando prefere não arriscar saltando pressão, ou por outros pontos estratégicos, defende totalmente em bloco baixo, passando de uma formação 3-4-2-1 para um nítido 5-4-1, sendo Burkardt o único jogador mais avançado.
A prioridade nestes casos, é defender o funil central da área e dificultar a entrada por este setor, forçando os cruzamentos adversários, onde sua defesa geralmente leva grande vantagem.

A criação de jogadas da equipe é mista: em situações de marcação alta do adversário, o time opta pela bola longa, buscando a referência no ataque e também os corredores laterais, onde encontram-se já avançados os alas Anthony Caci e Phillip Mwene.

Apesar de menos comum, diante de momentos de defesa recuada, os meias centrais Amiri e Kaishu Sano encostam nos zagueiros, liberando os alas para atacar a profundidade.

Por fim, no momento ofensivo, duas jogadas específicas me chamam muito atenção: os cruzamentos rasteiros e as tabelas e ultrapassagens. Começando pelo primeiro, diferente das tentativas convencionais, a maioria destas criações são buscando a bola rasteira na área de forma direcionada, algo que vem dando muito certo com diversos gols sendo marcados exatamente desta forma. Detalhe para a área bem povoada.

Quando a opção é pelo centro do campo, observamos jogadores como Amiri, Jae Sung Lee e Nebel participando ativamente. A ideia é aproximar e criar rede de passes entre as linhas dos adversários e ao encontrar o espaço, deixar o finalizador o mais confortável possível para marcar.

Conclusão
O Mainz 05 tem provado que consistência tática, intensidade defensiva e eficiência ofensiva podem levar um clube tradicionalmente modesto a alcançar grandes feitos na Bundesliga. Agora eu quero saber de você: Acredita que o Mainz 05 conseguirá manter-se firme até o final e conquistar a tão sonhada vaga na Champions League da próxima temporada?Deixe seu comentário e acesse abaixo, outros conteúdos deste tipo. Até a próxima!