Uma das grandes surpresas da janela de transferências de inverno na Europa, foi a aquisição do meia central Nico González pelo Manchester City no último dia antes do fechamento, pelo valor astronômico de 60 milhões de euros.
Com o contrato assinado com o clube inglês até 2029, a grande explicação para o alto investimento é uma só: a esperança do jogador ser o “novo Rodri”. Convenhamos, estes rótulos normalmente mais atrapalham do que ajudam. Porém, neste caso é impossível não associar um atleta ao outro.
Mas será que Nico tem as mesmas características de seu conterrâneo e atual melhor jogador do mundo? Neste artigo, vamos analisar suas ações já com a camisa do Manchester City e responder essa pergunta.
A carreira de Nico González
Nico foi revelado nas canteras do Barcelona, passando pelo Barça B até subir ao time profissional pela primeira vez no ano de 2021 com apenas 19 anos. Pouca gente se recorda, mas ele chegou a ter bons minutos por lá, atuando em 37 jogos, somando La Liga, Champions, Copa do Rei e demais competições, marcando inclusive dois gols no período.
Com a forte concorrência no setor, foi emprestado ao Valencia na temporada 2022/23, tendo mais momentos de titularidade e consequentemente, mais tempo para amadurecer seu futebol.
Não demorou para os analistas do Porto observarem potencial no meio campista, que se mudou para o Dragão pela “bagatela” de 10 milhões de euros. Por lá, a virada de chave na sua carreira ocorreu, tornando-se peça chave no esquema do time e titular absoluto ao longo de sua passagem de 1 ano e meio até sua mudança para a Inglaterra.
Atualmente com 23 anos, Nico ainda não teve oportunidades na seleção principal da Espanha (algo que acredito que irá mudar), sendo peça frequente nas categorias sub do país.
Análise tática de Nico González no Manchester City
O primeiro ponto que me chamou atenção, foi o número de passes dados por ele contra o Newcastle e mais que isso, seu aproveitamento: foram 103 ao longo dos 90 minutos de partida com incríveis 97% de precisão.

Inclusive, algo que vale ser destacado, é sua capacidade de jogar em pequenos espaços, encontrando soluções com dribles curtos ou passes precisos.
No momento da saída de bola do City, ele é buscado pelos companheiros a todo tempo, recuando muitas vezes entre os dois zagueiros centrais para fazer a distribuição dos passes e sendo o centro do jogo, muito semelhante ao que faz Rodri quando está em campo.

Uma de suas características defensivas mais marcantes é sua agressividade. E quando falo agressividade, é no sentido de ser um jogador mais combativo, que cede pouco tempo e espaço para seus adversários e busca a interceptação imediata, muitas vezes antes mesmo do domínio.
Claro, isso tudo deve ser medido, mas em diversos momentos será necessário para interromper contra-ataques com faltas, por exemplo.

Apesar de menos genial neste aspecto que o compatriota comparado, Nico também costuma quebrar linhas com seus passes, geralmente em passes curtos apesar de ter capacidade para também efetuar bolas longas.

Nesta estreia, o jogador pouco esteve na área do visitante, mas esta é outra característica que devo destacar, até porque no Porto, ele fez muito esse papel. Tanto que, dos 9 gols marcados com a camisa da equipe portuguesa, a maioria foi de dentro da área, seja finalizando com o pé direito, como também de cabeça.
Nico González pode fazer a função de Rodri no City?
Objetivamente sim, de fato o Manchester City juntamente com seu staff fez o trabalho de casa e buscou um atleta jovem, que tem diversas das valências do titular da posição, no qual fazem tanta falta com ele fora de combate por lesão.
Óbvio que devo destacar que Nico não é tão decisivo quanto Rodri no que diz respeito a criação de jogadas ofensivas. Isso também não é um demérito, afinal estamos falando do melhor da posição no mundo.
Por isso, acredito que ele possa evoluir e inclusive, aprender e atuar com o próprio no Etihad Stadium e fazer o seu nome ao fim destas justas comparações.
O que você achou desta análise? Acha que os jogadores realmente são semelhantes? Deixe seu comentário e acesse abaixo, outros conteúdos deste tipo. Até a próxima!