Muitas vezes, o número nove na camisa nos faz pensar que todos os atletas que a utilizam atuam de forma igual e tem as mesmas características de jogo. Porém, o futebol é complexo e não tão simples quanto parece.
Por isso, neste artigo, vamos elencar todos os tipos de centroavantes que temos no esporte, trazendo exemplos reais de jogadores e suas funções dentro de campo.
O que é um centroavante?
Antes de aprofundarmos, vamos esclarecer o que é um centroavante. O centroavante em uma equipe de futebol, nada mais é que o atleta que desempenha o papel de ser o último homem do ataque, sendo geralmente o alvo de seus companheiros em busca do principal objetivo do esporte: o gol.
Geralmente, ele atua de forma centralizada entre os zagueiros adversários, não significando que ele não tenha liberdade de flutuar em outras áreas do campo como veremos a seguir.
O autor Jonathan Wilson, no clássico livro “A pirâmide invertida”, faz exatamente essa ponderação: “O centroavante clássico, fixo e imponente, era o centro do jogo nas formações iniciais, como o 2-3-5. Mas, com o passar do tempo, as táticas obrigaram esse jogador a se reinventar, aprendendo a se movimentar mais e até a recuar para ajudar na criação.”
O falso nove
Começamos com polêmica! Afinal, se é um falso nove, isso significa que ele não é um centroavante certo? Errado. Ao longo dos últimos anos, muitos atletas desempenharam esse papel em clubes vencedores, sendo um último homem do ataque que tinha como características a liberdade de movimentação, criação de jogadas e também a busca por espaço para marcar gols.
Vamos aos nossos exemplos e você irá perceber que mesmo com perfis distintos, todos eles tinham posicionamentos e comportamentos em comum:
Lionel Messi
O maior expoente do termo no futebol, curiosamente nunca passou perto de utilizar o número. Mas, certamente é o maior exemplo do que um falso nove faz. Ao longo da era vitoriosa sob o comando de Guardiola, muitas vezes seu papel foi recuar para ceder espaços aos seus companheiros no corredor.


Porém, mesmo não sendo sua característica primária, vimos também muitos gols de Messi literalmente se comportando como um centroavante, atacando o espaço dentro da área e finalizando com muita categoria.
Roberto Firmino
Em sua passagem vitoriosa pelo Liverpool, Roberto Firmino foi parte de um trio de ataque letal, acompanhado de Mohamed Salah e Sadio Mané. Mesmo considerado o homem mais próximo do gol dentre os três, seu papel em campo oscilava entre ser o “cara” do último toque, como também um armador em diversas ocasiões, onde descia para buscar o jogo próximo à linha média do campo.


Outros jogadores que valem menção:
- Julian Alvarez (Atlético de Madrid)
- Harry Kane (Bayern)
- Kai Havertz (Arsenal)
Centroavante clássico
O mais fácil e comum de se identificar, no qual no passado era o único jogador a ser chamado de centroavante. Entre as características principais apresentadas, estão a presença de área, o jogo físico, capacidade de marcar gols com um toque e qualidade no cabeceio.
Vale ressaltar, que não ter um ou até dois dos atributos citados acima, anula a chance de um atleta ser considerado um nove clássico, afinal dificilmente encontraremos todas as qualidades da posição em um só jogador.
Para citar um exemplo disso, lembramos de Ronaldo Fenômeno, no qual mesmo sendo um dos melhores exemplares desta categoria (pra mim o maior) não era um exímio cabeceador, fato confessado por ele em algumas entrevistas.
Pedro
No futebol brasileiro, nenhum jogador escancara as características desta categoria como ele. Sabe atuar como pivô, apesar de ser bom no movimento de desmarque, consegue gerar situações de gol mesmo em situações de pouco espaço — inclusive usando a perna esquerda — e também possui um ótimo movimento de cabeceio.


Erling Haaland
Indiscutivelmente, um dos jogadores mais matadores da atualidade, é um claro exemplo do centroavante clássico. Com característica de muita força física e velocidade (rara combinação entre os jogadores desta categoria), Haaland é um jogador que além de marcar muitos gols, seja pelo alto ou pelo chão, torna a vida de seus companheiros mais fácil, tendo grande habilidade para se movimentar através das linhas de defesa adversárias.


Outros jogadores que valem menção:
- Romelu Lukaku (Napoli)
- Lewandowski (Barcelona)
- Viktor Gyokeres (Sporting)
Centroavante moderno
Cristiano Ronaldo
Apesar de atualmente em seu final de carreira (ou não, nunca sabemos), Cristiano ter migrado ao status de nove clássico, sua trajetória vitoriosa e duradoura, se encaixa muito mais nesta categoria.
Com um sucesso incontestável, é um dos poucos jogadores que podemos afirmar ser completo na posição, agregando qualidade em quase todos os atributos já mencionados, como velocidade, habilidade, posicionamento e finalização apurada.
Além claro da flutuação em diversos setores do ataque, principalmente pelo lado esquerdo do campo, onde muitas vezes o vimos realizar jogadas incríveis terninadas em gol ou em assistências.


Gabriel Jesus
Mesmo havendo muitos questionamentos por sua falta de gols na seleção (que inclusive acho justa), Gabriel é um nove moderno. Sabe bem o momento de afundar a linha, como também flutuar e achar espaços pelos lados do campo.
Tem um bom drible, o que facilita ao jogador fazer esta função, exercida muito bem nos tempos de Manchester City e em alguns momentos de sua passagem atual pelo Arsenal.


Outros jogadores que valem menção:
- Yuri Alberto (Corinthians);
- Darwin Nuñez (Liverpool)
- Alexander Isak (Newcastle)