Com o passar dos anos, muitas mudanças estão acontecendo no futebol no que se diz respeito a tática e isso também acontece com as funções de um determinado jogador em uma posição de campo. E pelo menos para mim, uma das posições que mais vi variações ao longo do tempo foram os laterais.
Por isso, neste artigo, vamos trazer a vocês um conteúdo especial sobre este assunto, onde passaremos por diversos tipos de laterais (esquerdo e direito), trazendo exemplos práticos das funções exercidas dentro das quatro linhas e as características dos atletas que o cumprem.
Lateral defensivo
O lateral defensivo ou marcador, como o nome já diz, é um dos mais comuns e utilizados no futebol, tendo como principal função e atributos, a marcação na última linha. Obviamente, isto não significa que ele não saiba jogar com a bola nos pés, porém suas participações em momentos ofensivos e na criação são bem mais restritas.
Danilo

Apesar do início de carreira como um lateral ofensivo, Danilo é lembrado na maior parte do seu trajeto por seus atributos ofensivos. Com diversas passagens por clubes da Europa, o brasileiro sempre se destacou por sua capacidade de roubadas de bola, jogo aéreo e aptidão física.
Nas últimas temporadas pela Juventus, muitas vezes jogou como zagueiro e começou a sua passagem pelo Flamengo, exatamente nesta posição.
Outros jogadores que merecem ser mencionados:
- Benjamin Pavard (Internazionale)
- César Azpilicueta (Atlético de Madrid)
- Lucas Hernández (PSG)
Lateral ofensivo
O oposto do citado anteriormente, aqui a prioridade é o ataque. Muitas vezes, estes jogadores têm como algumas de suas características a velocidade para buscar a linha de fundo, boa técnica, dribles e claro, os cruzamentos para gols de centroavantes.
Além disso, por conta da aptidão ofensiva, acabam sendo utilizados como alas em clubes que têm formações base no desenho 5-3-2, 3-5-2, 3-4-3, etc.
Marcelo

Impossível citar um jogador nesta categoria que não seja Marcelo. O agora ex-jogador, costumeiramente era chamado de craque. E não por menos, já que possuía uma técnica apurada, dribles e muita velocidade. Não à toa, ao longo de sua vitoriosa carreira, deu mais de 100 assistências e marcou 52 gols.
Outros jogadores que merecem ser mencionados:
- Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen)
- Theo Hernandez (Milan)
- Achraf Hakimi (PSG)
Lateral construtor
Assim como o título para este tipo, o lateral construtor costuma executar diversas vezes a função que é de um primeiro homem de meio-campo, sendo o responsável pelo início da organização ofensiva, dando opção para receber o passe mais centralizado e distribuindo o jogo aos seus companheiros.
Entre suas características principais, estão a visão de jogo e a qualidade no passe.
Trent Alexander-Arnold

Na era vitoriosa do Liverpool, Arnold é um grande destaque jogando desta forma. Com uma inteligência tática absurda, o lateral-direito inglês tem uma visão de jogo privilegiada, onde muitas vezes quebrou linhas com seus passes e deu assistências absurdas usando da sua capacidade de executar lançamentos longos para seus companheiros.
Outros jogadores que merecem ser mencionados:
- Josko Gvardiol (Manchester City)
- Kieran Trippier (Newcastle)
- Zinchenko (Arsenal)
Lateral equilibrado
Como opinião pessoal, talvez este seja o tipo que mais agradam os treinadores por conta de sua versatilidade. Em determinados jogos, podem atacar, em partidas contra adversários ofensivamente fortes podem gerar mais apoio defensivo. Caso necessite de uma saída de bola mais centralizada, ele também pode fazer.
As características do lateral equilibrado variam de jogador para jogador, onde certamente teremos uma qualidade mais acentuada para dar passes, atacar, defender, cruzar, etc. Tal como não podemos deixar de mencionar que o contrário também é verdadeiro, já que nenhum jogador executa com perfeição todas as funções de campo.
Kyle Walker

Muito vitorioso atuando sob o comando de Pep Guardiola, Kyle Walker ilustra esta categoria com maestria. Muito veloz, em entrevista de Vini Jr foi mencionado como o adversário mais difícil de ser enfrentado.
Em contraponto, sua carreira também é marcada por aspectos ofensivos, executando muito bem o lateral ofensivo e nas últimas temporadas, jogando de forma mais centralizada com o treinador espanhol.
Outros jogadores que merecem ser mencionados:
- Dani Carvajal (Real Madrid)
- Andrew Robertson (Liverpool)
- Giovanni Di Lorenzo (Napoli)
Lateral Invertido
A característica primária do lateral invertido é atuar no lado oposto do pé dominante. Como exemplo, um destro que naturalmente seria um lateral-direito, atuando pelo lado esquerdo. As secundárias podem variar conforme o esquema adotado pelo treinador.
Porém, a explicação para este fenômeno são: facilidade em marcar jogadores que driblam para o meio, atacar com mais destreza em direção ao centro do campo, finalizar com a perna dominante a gol e muitos outros.
Philipp Lahm

Campeão do mundo em 2014, Lahm atuou como um lateral-esquerdo em praticamente toda a sua carreira fazendo a função de lateral-esquerdo.
É bem verdade que tinha qualidade com a chamada perna ruim, mas suas ações em campo ilustram muito bem o nosso exemplo, já que todos os atributos citados acima eram feitos com maestria por ele atuando desta forma.
Outros jogadores que merecem ser mencionados:
- João Cancelo (Al-Hilal)
- Joakim Maehle (Wolfsburg)
- Leonardo Spinazola (Napoli)
Qual é o melhor tipo de lateral?
De fato, essa resposta não existe, já que cada um dos tipos mencionados será útil dentro de um encaixe específico de um sistema de jogo adotado por uma equipe. Dessa forma, cabe ao treinador e comissão técnica, buscar potencializar os atributos positivos de cada atleta.
Como exemplo, não adianta montar um time que ataque com os laterais pelo corredor se o jogador da posição não tem essas valências de forma explícita no seu jogo, onde certamente, seu desempenho não será satisfatório.
No futebol atributos individuais sempre são muito bem-vindos, porém sempre haverá a necessidade de adaptação.
O que você achou desta análise? Lembra de mais algum nome que poderia estar nesta lista? Deixe seu comentário e acesse abaixo, outros conteúdos deste tipo. Até a próxima!