Apesar de costumeiramente ser uma janela mais discreta por conta do seu curto período, em 2025 tivemos diversas mudanças nos clubes alemães, entre os dias 1 de janeiro ao dia 3 de fevereiro. 

Uma das ligas no qual mais gosto acompanhar, com exceção do Bayern, dificilmente vemos contratações bombásticas ocorrendo, claramente por ter adversários diretos de outras competições que possuem maior poder aquisitivo que os times do país de modo geral. Inclusive, é um centro exportador, onde terminou a janela de inverno vendendo mais que comprando em termos financeiros.

Considerando a primeira divisão dos país, a Bundesliga, vamos elencar quais foram as 3 melhores contratações da janela de inverno europeia. Para o fácil entendimento, eu considerei como critérios primordiais para avaliar cada uma das contratações os pilares a seguir: 

  • Impacto imediato no time titular;
  • Carência do elenco na posição
  • Nível apresentado pelo atleta na carreira

Explicado estes pontos, bora desenvolver o nosso ranking.

3) Andreas Skov Olsen (Club Brugge > Wolfsburg)

Contratado junto ao Club Brugge pelo valor de 14 milhões de euros, o atleta chega para ser o titular da posição no time verde e branco no lugar do português Tiago Tomás. Cria do FC Nordsjaelland, Skov Olsen tem 25 anos e acumula na carreira uma passagem discreta pelo Bologna antes de despontar de vez no futebol belga. 

Na seleção dinamarquesa, é nome quase certo nas convocações, onde hora ou outra costuma ser utilizado como titular. Seu histórico até o momento com seu país é de 37 jogos, 8 gols e 9 assistências.

Como um ponta invertido (é um atleta canhoto), suas características são típicas da posição, onde gosta do drible e costuma fazê-lo com sucesso, seja saindo para a linha de fundo como conduzindo por dentro do campo de jogo. Outros pontos fortes que podemos adicionar, é sua facilidade em finalizar de fora da área, podendo diversas vezes marcar desta forma. 

2) Michy Batshyayi (Galatasaray > Eintracht Frankfurt)

Com a iminente saída de Omar Marmoush para o City, o Frankfurt foi ao mercado com o bolso cheio e aproveitou uma baita oportunidade, adquirindo o experiente centroavante belga pela bagatela de 3 milhões de euros junto ao Galatasaray. 

Muita gente só lembra do jogador de 31 anos, por conta daquela imagem que viralizou na Copa do Mundo de 2018, onde em uma comemoração de gol ele chuta a bola no próprio rosto, mas garanto que ele é mais que isso. 

Poderia ficar o dia todo aqui falando sobre as suas passagens no futebol europeu (que são muitas), mas o fato é que por onde ele andou sempre houveram duas constantes: bom número de gols e pouco tempo de estadia, sendo o segundo um fator difícil de explicar sem conhecer o dia-a-dia do atleta.

Especificamente na Bundesliga, ele atuou pelo Borussia Dortmund no primeiro semestre de 2018 e só não ficou, por conta do não acordo de permanência com o Chelsea. À época, foram apenas 14 aparições com incríveis 9 gols marcados, média de 0,64 por jogo. 

Pesando valor pago, conhecimento da liga e função no campo, no qual acredito que fará uma ótima dobradinha com Hugo Ekitike, a diretoria do Frankfurt foi certeira nessa aposta improvável para muitos.

1) Emiliano Buendía (Aston Villa > Bayer Leverkusen)

No top-1 desta lista, coloco o meio campista argentino Emiliano Buendía. Aos 28 anos, sua principal passagem no futebol europeu foi no modesto Norwich City de 2018 a 2021, o que chamou atenção de times consolidados da Premier League, fazendo-o ser contratado pelo Aston Villa.

Com Unai Emery, foi sufocado pelas outras ótimas opções do elenco, o que não compromete em nada sua possível boa contribuição no time alemão. Aliás, avaliando o nível vivido pelo clube comandado por Xabi Alonso, acaba sendo um “upgrade” essa mudança.

Falando de suas características, considero um jogador que pode desenvolver múltiplas funções no setor como armador de jogadas, seja atuando mais centralizado ou pelos lados do campo. De momento, é o substituto ideal para o experiente Jonas Hofmann, que nesta temporada caiu de produção e sofreu com diversas lesões.

Logo nas primeiras partidas atuando mais pela direita do campo, já mostrou que tem tudo pra encaixar no estilo de jogo da equipe, se associando muito bem com nomes como Wirtz e Granit Xhaka. Vale lembrar, que este é o único jogador desta lista que não é uma transferência definitiva, mas tem um valor estipulado de opção de compra ao final do empréstimo.

O que você achou desta análise? Lembra de mais algum nome que poderia estar nesta lista? Deixe seu comentário e acesse abaixo, outros conteúdos deste tipo. Até a próxima!